Mercado imobiliário cresce e classe C domina intenção de compra

Para especialistas financeiros, a grande procura vem demonstrando uma mudança significativa no setor imobiliário. As compras de imóveis registraram aumento de 26,6% no 1º trimestre de 2012.

Em entrevista ao Edição do Brasil, Marcio Pagliaro Gonçalves, engenheiro e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), faz uma análise deste cenário a partir da ascensão da Classe C. Questionado sobre como está o mercado, o especialista diz que o país vive um momento confortável.

“No geral, o mercado imobiliário está muito bom. O Brasil conseguiu alternar a faixa de renda, ou seja, 50% da população está podendo investir, ou ao menos tem a intenção. De 1964, período em que surgiram os conjuntos habitacionais, para 2012, com os programas de habitação e facilitação de crédito, o setor evoluiu muito. Hoje, os grandes compradores não estão na classe A e B, mas sim na C. Este grupo está tendo crédito e prazo. Hoje eles são 100 milhões de brasileiros, ou seja, estão com metade do bolo. Uma mudança significativa para a economia”.

De acordo com Marcio, outro impulso para a entrada do consumidor na aquisição de imóveis no Brasil foi o programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida. “Ele impulsionou as construtoras brasileiras. Muitos terrenos que estavam capitalizados, ou seja, muito caros, foram utilizados, passados para frente. Muitos destes compradores que adquiriram imóveis são da Classe C. Além disto, podemos somar as taxas de juros dos financiamentos, que vem baixando”, diz. A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou, no dia 5 de maio, uma queda de 9% para 8,5% nas taxas de financiamento.
Fonte | Data: 10/07/2012
Entre em Contato: (51) 9 9799-0175
contato@imobiliariaplus.com.br
© 2024 Imobiliária Plus — Site para Imobiliárias e Corretores de Imóveis