Buscas via Internet por aluguel de temporada crescem 70% nos últimos dois anos, indica estudo
Pesquisa com 4.700 internautas realizada pelo MercadoLivre Classificados em conjunto com a consultoria de pesquisas Oh!Panel, revela que 69% das pessoas que planejam tirar férias no verão irão buscar, via Internet, opções de aluguel de temporada. Um percentual 70% maior do que o de 2011 – ano em que a pesquisa começou a ser feita no Brasil, sempre no mesmo período do ano (outubro e novembro).
Um dos motivos do crescimento da busca pela Internet é a experiência do usuário, que tem sido melhor avaliada a cada ano. Em 2011, 87,5% dos entrevistados consideraram a experiência de boa a muito boa – o percentual subiu para 89,8% em 2012 e, em 2013, passou para 91,1%. As principais razões para buscar um imóvel de temporada pela internet são: a praticidade para encontrar o imóvel (74,5%); o melhor preço (51%) e a confiança no site (27%).
Os aspectos do imóvel que mais contam para os entrevistados são a localização (63%); o preço (52%); a segurança (43%), o estado geral do imóvel (42%), além da comodidade (27,5%).
“A pesquisa mostra que existe uma demanda no Brasil por opções de hospedagem que ofereçam melhor custo-benefício”, afirma Caio Ribeiro, gerente sênior de Classificados e novos negócios do MercadoLivre. “A categoria de aluguel de temporada deve continuar a crescer nos próximos anos, em parte devido aos eventos esportivos da Copa do Mundo e as Olimpíadas, que trarão turistas de outros países já acostumados com a modalidade. O aluguel de temporada é também uma oportunidade para turistas que fazem questão de conhecer melhor os hábitos e a realidade locais, em busca de uma experiência mais personalizada, já que por vezes o imóvel é uma residência fixa do proprietário”.
Verão e praias brasileiras: a combinação perfeita
Descansar no verão significa ir para a praia. E para praias brasileiras. Mais de 77% dos entrevistados da pesquisa disseram que vão optar por viagens nacionais, e para o litoral (72%). O segundo destino é a montanha, com 14,8%, seguido de cruzeiros marítimos (7,8%).
E as praias estarão lotadas em janeiro e fevereiro: mais da metade dos entrevistados (54,5%) estará de férias nesse período do ano – sendo que a grande maioria deste total (64,5%) pretende tirar de 15 a 30 dias de folga. E de um jeito bem familiar: 38% vão viajar com toda a família; 36% só com o cônjuge, 12,5% só com os filhos. O restante dos respondentes vão passar as férias com os amigos (12,5%); sozinhos (7,2%); com os pais (6,5%) ou com outras pessoas (4,7%).